terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Estrelas Propícias de Camilo Castelo Branco


Este livro relata a história de um homem rico e poderoso, chamado Gastão de Noronha.

Gastão de Noronha tinha cinco filhas muito formosas (Ema, Corina, Amélia, Elisa e Felismina), a sua mulher chamava-se Mafalda, e, após tantos anos emigrados em França, eles regressam a Portugal e vão para a sua casa no Minho, onde se desenrola a ação.

Corina de Soledade era a filha mais velha e formosa de Gastão e, um dia, num baile, esta conhece António de Azevedo (um jovem advogado sem emprego) e o seu amigo Felisberto Taveira, um homem muito rico e proveniente de uma família abastada.

Corina apaixona-se perdidamente por António, e este por ela mas, infelizmente, António estava de partida para o Brasil, queria procurar emprego para sustentar as suas quatro irmãs.

Gastão tentava convencer Corina a casar-se com Felisberto, mas ela não gostava dele e correspondia-se secretamente (através de carta) com António, pois esta já se encontrava no Brasil. Esta situação fazia com que Corina fosse alvo de represálias por parte do pai, que não queria que ela se casasse com o pobre do António.

Gastão foi visitar D. João de Matos, um primo seu rico de setenta anos, e este confidencia-lhe que gostava de casar para poder ter herdeiros, e não deixar a sua fortuna aos seus sobrinhos interesseiros. Gastão pede ao seu primo para escolher uma de suas filhas e ele escolhe a bela Corina, mas esta não aceita o pedido de casamento de João.

Entretanto, João reflete melhor na sua escolha e desiste de se casar com Corina, pedindo a mão de Ema (uma das irmãs de Corina) em casamento. Esta gostava e divertia-se muito a cortar as unhas dos pés de João, aceitando, de imediato, o seu pedido de casamento.

Infelizmente para Gastão, o seu primo rico morre antes de se casar com a sua filha Ema! A situação piora quando o primo de Mafalda, Fernando de Ataíde, resolve retirar-lhe os bens, abrindo um processo contra ela.

António, para salvar a família da sua amada Corina, consegue retirar o processo contra Mafalda, ganhando a consideração de Gastão de Noronha, que deixa-o casar-se com sua filha Corina. Contudo, António recusa casar-se com Corina, pois não tem condições para sustentá-la e envia-lhe uma carta, comunicando-lhe a sua triste decisão.

Corina fica muito abalada com a notícia, recusando-se a comer e a levantar-se da cama, acabando por ficar doente.

Gastão resolve viajar com toda a sua família para o Brasil, para procurar António e encontra-o. Apesar do pouco dinheiro que tem, António resolve casar-se com Corina, pois amava-a muito.

Valentim da Costa, um grande amigo da família de Gastão, resolve pregar uma partida a António e Corina, testando-os para saber se estes eram dignos da sua herança. Ele conclui que sim deixando-os milionários, após a sua morte.

No final, Corina e António regressam a Portugal e têm um filho. Quanto às irmãs de Corina, estas casaram-se com homens ricos e poderosos, exceto Elisa, a irmã mais nova, que com trinta e um anos, continua solteira.

Eu gosto muito das obras e da escrita de Camilo Castelo Branco e, neste livro, ele conseguiu retratar na perfeição as diferenças sociais entre Gastão e António, que apesar de a ação se desenvolver no século XIX, hoje em dia estas diferenças sócias permanecem bem visíveis no nosso dia a dia. Para além disso, fiquei muito deleitada com a forma como foi escrita a história e com o humor utilizado por Camilo, por isso aconselho a leitura deste livro.